]

Nicola Oricchio: O retorno pós-festas

0

Dizem que o ano, no Brasil, só começa após o carnaval. Isso não se torna uma verdade absoluta quando o assunto é Artes Marciais Mistas, também conhecido como MMA

Por: Nicola Oricchio

Com as pausas paras as festas de fim de ano muitos eventos diminuem suas edições ou até mesmo as interrompem por esse curto período. Consequentemente cada atleta aproveita esse momento da maneira que melhor lhe convém. Alguns optam por manter sua rotina de treinos, enquanto outros preferem usar esse tempo para descansar. Há ainda os que preferem usar o tempo para fazer alguma cirurgia, enfatizar a fisioterapia e seus trabalhos preventivos, ou simplesmente aprimorar suas técnicas. Periodização, como dito em textos anteriores, é a adequação individualizada de treino que obedece uma cronologia embasada em seu objetivo final.

A volta aos treinamentos, para os que optaram por ficarem parados e até mesmo para os que diminuíram suas cargas, devem obedecer a periodização correta para evitar possíveis frustrações com lesões ou as famosas DMTs. Dor Muscular Tardia. Aquela situação que de 36 a 48 horas após o treinamento a inflamação gerada na musculatura, devido ao desgaste e micro lesões em suas fibras, está em seu auge e, portanto, notam-se importante dores musculares, muitas vezes limitando até os próximos treinos.

É importante que nesse período o atleta diminua suas cargas com objetivo de realizar o movimento da maneira mais correta possível e, com isso, sua memória muscular seja evocada. Reaprender os movimentos também é parte importante nesse processo. Suplementos, segundo estudos recentes, podem ser substituídos por uma alimentação adequada nesse período e, por isso, deve-se sempre procurar um profissional capacitado, até para a melhora da performance.

De maneira progressiva, voltar a treinar significa estar ativo novamente e de volta aos eventos trazendo alegria e espetáculos para o público. Motivação importante para muitos atletas, seus amigos e familiares. Importante fato que traz também cada vez mais leitores, assuntos e discussões sadias para o MMA Premium, um grande fã de MMA.

Share.

About Author

Victor Nunes

Leave A Reply