Chegou a hora de Cigano usar a arte suave a seu favor

0

Faixa preta de Jiu-Jitsu desde 2012, o brasileiro só venceu uma luta por finalização no UFC

Por: Felippe Drummond Neto

O brasileiro Júnior Cigano terá a chance de recuperar o cinturão dos pesos pesados do UFC. Para isso, ele precisa vencer Stipe Miocic, atual campeão da categoria mais badalada do mundo das lutas, no duelo principal do UFC 211 que acontece neste sábado (13), em Dallas.

Como os dois lutadores são oriundos do boxe, a expectativa é de um combate com trocação de alto nível técnico, assim como aconteceu na primeira luta entre os dois, em 2014, que terminou com vitória do brasileiro na pontuação dos árbitros, após uma batalha de cinco rounds.

Porém, é exatamente em lutas que colocam dois lutadores com estilos parecidos frente a frente que os detalhes acabam fazendo toda a diferença. E, enquanto o americano tem como qualidade a defesa de queda, o brasileiro tem no jiu-jitsu uma arma secundária. Antes que me xinguem, não estou falando que Cigano é um ótimo jiu-jiteiro, apenas que ele é superior que Miocic nesta área.

É claro que os dois lutadores estão prometendo que a luta será em pé, afinal este é o estilo de ambos, mas não se surpreenda se eles usarem essa expectativa exatamente para ludibriar o adversário. Neste caso melhor para Cigano, já que com o jiu-jitsu ele pode conseguir a finalização, enquanto Miocic teria que evitar uma queda, ou tentar cair por cima para tentar vencer no ground and pound.

Faixa preta da arte suave desde 2012, o brasileiro resolveu investir mais no jiu-jítsu e no wrestling, o que o fez sentir-se mais seguro no octógono. Além disso, como os adversários estavam tendo um pouco mais de facilidade de lidar com o jogo de Cigano, ele precisava trazer novas armas para o octógono.

Mesmo assim, o brasileiro garante que segue sempre querendo mostrar para o mundo seu boxe apurado. “Então, meu foco é sempre no boxe, mas sei que posso sempre usar o meu jiu-jítsu e meu wrestling como armas secundárias”, disse o lutador em entrevista ao site oficial do UFC nesta semana.

Share.

About Author

Felippe Drummond Neto

Leave A Reply