]

Especial: Panorama do MMA Gaúcho

0

Popular no Rio Grande do Sul, mostraremos o lado dos eventos, técnicos e atletas de MMA

Por: Claiton Freitas

O estado do Rio Grande do Sul conta com alguns eventos de médio porte, possuí lutadores interessantes e academias que buscam colocar seus atletas em altos patamares. Pretendo lhe apesentar um panorama do atual cenário do MMA gaúcho.

Lutadores:

O principal nome do MMA quando nos referíamos ao povo gaúcho, é o do ex-campeão Peso-Pesado do UFC, Fabricio “Vai Cavalo” Werdum, cartel de 22 vitórias e 7 derrotas. Além de ser campeão do UFC,  outro fato que marcou  a carreira de Werdum foi quando ele finalizou a lenda russa Fedor Emelianenko que vinha de uma sequência absurda de invencibilidade.  Atualmente Vai Cavalo ocupa a segunda posição no Ranking dos pesos-pesados do UFC, e após, sua vitória para Walt Harris no UFC 216 se coloca novamente na rota pelo cinturão.

Outro nome de lutador gaúcho que vem traçando seu caminho no MMA internacional é o ex-campeão meio-pesado do Jungle Fight, Dirlei Mão de Pedra Broenstrup que possuí  um cartel de 15 vitórias e 5 derrotas. Para ele  o cenário do MMA Gaúcho:

“Bom o MMA vem crescendo muito forte no RS, o crescimento em 2017 até digo que foi surpresa, dificilmente não encontrar um na academia de fitness sem ter Arte Marcial incluso na mesma. E temos grandes eventos também favorecendo no nosso estado. Assim os atletas locais e estaduais podem mostrar seu trabalho que possam ter aquela oportunidade de lutarem fora um dia ou ser profissional na área. E sobre oportunidades de chegar um lugar melhor, sempre tem ! Basta acreditar fazer um bom trabalho , treinar forte e muita perseverança e fé. Hoje aqui no sul temos várias academias conceituadas e isso nos propõe evoluir cada dia mais e mais. Ah é claro trabalhar com empresários sérios e boa fé.” Afirma o ex-campeão meio-pesado do Jungle Fight

Eventos:

No cenário dos eventos de MMA que acontecem no Rio Grande do Sul, podemos citar como exemplos: Circuito Team Nogueira, All Champions MMA , X-Fest , JVT, entre outros.

O JVT – Championship é um bom evento de MMA que vem se afirmando no cenário estadual, tendo suas edições realizadas em Caxias do Sul e em Flores da Cunha, já foram 12 edições realizadas desde 2011. Jorge Velho organizador do evento falou sobre o objetivo do evento e as dificuldades enfrentadas para a realização do mesmo:

“Procuramos trazer atletas profissionais da melhor qualidade de vários Estados do país, para lutar contra os gaúchos, que sempre dão show para o público em lutas bem casadas. Nos preocupamos com todos detalhes, para fazer sempre um grande espetáculo. Damos oportunidade para Atletas iniciantes profissionais estrearem, muitos Campeões que estão lutando em eventos internacionais passaram pelo JVT Championship. O foco são Lutas profissionais (MMA, Muaythai, K1). Hoje em Caxias do Sul temos apenas um Ginásio que podemos utilizar para grandes eventos de MMA com alvará dos bombeiros… Além da falta de apoio da atual administração da Prefeitura.” Afirma Jorge Velho organizador do JVT – Championship

Outro evento que agita as cidades gaúchas é o X-Fest de Márcio Miranda, o evento já teve 11 edições e passou por cidades como Porto Alegre, Cachoeira do Sul e Capão da Canoa. Na visão de seu organizador Márcio Miranda:

“O X Fest é considerado um dos melhores eventos do estado com 11 Ediçoes realizadas, se destaca pela inovações, foi o primeiro evento a ter seguro de vida aos atletas, tendo destaque nacional em 2012, sempre teve diferentes modalidades em suas edições e sempre deu chances a novos talentos, o evento se destaca pela lutas equilibradas, sem facilidade nem para os meus próprios atletas, nosso evento não é o mais rico, sempre fizemos as edições com dificuldades de apoio, mas sempre foi um show de Artes marciais, tendo os principais atletas do estado em seus cards e atletas de Argentina,Uruguai, Paraguai e Chile em suas edições, provavelmente a próxima Edição deva ser no primeiro semestre de 2018, esperamos conseguir o apoio necessário e inovar como sempre.” Afirma o coach Team Nogueira e Elite Thai MMA – Capão da Canoa

Treinadores:

Um dos principais técnicos de MMA do Rio Grande do Sul é Rafael Sombra, head coach da equipe Sombra Team e ele avalia o cenário do MMA gaúcho como:

“Cenário do MMA do RS está com poucos eventos, porem os eventos que destacamos como o Circuito Team Nogueira, All champions MMA,  X Fest, JVT. São exemplos de eventos que dão oportunidades para os melhores atletas estarem mostrando seu trabalho. Difícil novos atletas terem oportunidade nos maiores eventos do RS , porém é necessário estar em um time no qual possa projetar esse atleta. Resumindo temos muito a crescer e certamente ainda vamos ver muitos lutadores do RS no UFC.” Afirma Rafael Sombra Head Coach da Sombra Team.

Outro conceituado nome no cenário é o coach da Team Nogueira e Elite Thai – Capão da Canoa, Márcio Miranda avaliou o cenário do MMA gaúcho:

“O cenário do MMA gaúcho atual é de regressão, porém com talentos de atletas, temos qualidade técnica , porém pouco apoio e demanda, academias deixaram de ter MMA em suas grades de horário, devido a pouca procura, mas ainda temos equipes e atletas batalhando pelos seus sonhos, atualmente as artes marciais tradicionais como Muay Thai, Jiu Jitsu e Boxe são mais praticadas que MMA no estado..” Afirma o coach Team Nogueira e Elite Thai MMA – Capão da Canoa

Uma das dificuldades do esporte é a crise econômica que vem atingindo a todos, e principal o estado do Rio Grande do Sul, fazendo com que as empresas pensem duas vezes antes de investir no esporte patrocinando eventos e atletas, o que dificulta muito o desenvolvimento do mesmo.

O cenário tem muito a melhorar, mas como podemos ver o estado conta com muitos profissionais qualificados que estão fazendo um bom trabalho com os recursos que possuem. Equipes e  atletas estão surgindo e conquistando seus espaços em eventos nacionais e internacionais.

Nossa vontade é que o MMA cresça ainda mais não só no Rio Grande Sul, mas sim, em todos os estados do Brasil.  

Share.

About Author

Claiton Freitas

Um jovem gaúcho apaixonado pelo mundo das artes marciais mistas.

Leave A Reply