Você conhece a “Síndrome do Senhor Miyagi”?

0

Fisioterapeuta explica o que é a “Síndrome do Senhor Miyagi”, treinamento específico de alta intensidade

Por: Nicola Oricchio

“Síndrome do Senhor Miyagi” é o que chamamos, de maneira lúdica, a cultura de treinamentos de artes marciais no Brasil, onde o sofrimento leva ao ganho. Senhor Miyagi é um personagem de um dos filmes mais assistidos da história sobre Artes Marciais, Karatê Kid, na década de 80. Muito se fala em exaurir as forças e pouco se fala em especificidade de treino que, nada mais é que criar uma situação muito parecida com a do esporte praticado.

A ciência, cada vez mais difundida no esporte, mostra nos dias atuais que quanto mais específico for o treinamento, seja em esportes coletivos como futebol, por exemplo, seja em esportes individuais, como a luta, outro exemplo, maiores serão as capacidade de realizar aquela tarefa com mais precisão, rapidez e, sobretudo, qualidade.

Culturalmente o Brasil tem inúmeras histórias de grandes heróis que fazem questão de enaltecer o quão sofrido foram os períodos de treinos com muitas horas de duração, hoje, sabe-se, através de estudos, que o treino não deve ultrapassar longos períodos o próprio tempo gasto na competição.

Portanto, a importância de treinar com qualidade tem sido a grande busca dos atletas e treinadores com o objetivo de cumprirem suas metas, alcançar vitórias e desgastar o atleta apenas o suficiente. Trabalhar o lado psicológico deve fazer parte dos treinamentos, uma vez que, como disse o Senhor Miyagi: “somos nossos próprios adversários”.

Share.

About Author

Leave A Reply