Por que dá para entender a vitória de Darren Till sobre Thompson?

0

Inglês venceu o combate contra o ex-contender por decisão unânime dos jurados, porém muitos especialistas deram a vitória para o americano

Por: João Carlos

No último domingo (27) a luta principal do UFC Liverpool entre Stephen Thompson e Darren Till terminou de forma polêmica. Isso porque eles protagonizaram um embate bem disputado e apertado e a vitória foi para o inglês que somou sua décima sétima vitória no seu cartel invicto. Entretanto, muitos especialistas e fãs do esporte apontaram a vitória para o ex-contender da divisão. O MMA Premium traz algumas justificativas para entender o motivo da vitória do “Gorilla”.

Poucos golpes conectados

O combate foi composto mais pela movimentação e controle do octógono, do que pelo número de golpes conectados ou de impacto. Quando a disputa se resume a isso, já complica um pouco a vida dos jurados. As análises dadas pelo Fight Metricis foram que Thompson acertou 30 de 126 golpes significativos, enquanto Till conectou 38 de 126. Mesmo assim, há uma ligeira vantagem para o “Gorilla”. 

A movimentação e a busca pelo combate

Como dito no parágrafo anterior, os dois protagonizaram um confronto muito mais na base da movimentação do que de golpes. E nesse quesito, o inglês leva uma vantagem. Isso porque ele andou muito mais para frente e buscou mais o confronto. Por mais que, por isso, ele acabou recebendo alguns golpes de contra-ataque de seu oponente, eles não foram tão efetivos para fazerem com que os jurados dessem a vitória para o americano.

Lutar em casa

Essa é uma situação polêmica e que, esse aqui que vos escreve, não concorda. Muitas vezes já foi visto decisões unânimes e divididas dadas para o lutador da casa, porém o confronto não foi favorável para ele. A não ser que seja muito claro a vitória por decisão, normalmente, essas situações ocorrem quando o lutador é da casa e Till lutou com uma torcida da Inglaterra fervorosa a seu favor.

O knockdown

Embora os combates sejam pontuados round a round, um knockdown numa disputa que estava apertada em todos rounds, faz uma diferença tremenda. Till conseguiu acertar um bom soco em Thompson que o levou ao chão e isso ocorreu no quinto round, no final da luta. Esse foi um momento total a favor do inglês e isso dá uma boa vantagem para ele também, sem contar que por ser no final do confronto, isso faz com que o momento seja mais lembrado do que o resto. 

O momento

Por mais que isso seja uma situação que não ocorre muito, mas acontece, o momento de Till é muito mais favorável do que o de Thompson. Isso porque o “Gorilla” é um atleta novo, com seus 25 anos de idade, invicto e está em um grande momento. Por outro lado, Thompson já teve dois title shots, um ele empatou e outro perdeu e já não é mais um garoto, é dez anos mais velho que seu último oponente. Então, é muito mais favorável para o Ultimate que o inglês vença, porque ele é uma promessa da divisão, sem contar que ele é inglês e o mercado Europeu sempre rendeu bons frutos para a organização e também para expandir os negócios. Sem contar que Till já é visto como um novo Michael Bisping. Os jurados então, dão uma leve vantagem para Till. Lembrando que isso é mais uma opinião pessoal do que o que certamente ocorre. 

Share.

About Author

Leave A Reply