A refeição pré competição ideal para os atletas de alto desempenho

0

Em sua primeira coluna no MMA Premium, o Nutricionista  Victor Silvestre irá falar sobre  a refeição pré competição 

Por: Victor Silvestre

As duas práticas nutricionais mais importantes associadas a desempenho em exercícios de resistência são: a) ingerir uma dieta rica em carboidrato nos dias anteriores à competição; b) hidratar-se adequadamente durante a competição.

Dentre os principais objetivos nutricionais da refeição pré competição, podemos citar:

  • Fornecer líquidos suficientes para manter a hidratação
  • Embora a dieta deva ser composta em sua maioria por carboidratos, açúcares simples e frutose devem ser evitadas em função de seu potencial de problemas gastrointestinais, como diarreia.
  • A refeição deve conter baixo teor de gorduras e fibras para facilitar o esvaziamento gastrointestinal.
  • A proteína deve compor uma parte pequena da refeição, visto que o metabolismo de proteína aumenta a carga ácida que deve ser armazenada e, por fim, excretada pelos rins.
  • O atleta deve estar acostumado com os alimentos desta refeição e, sentir prazer em consumi-los.

Embora esta seja a teoria acerca da estratégia nutricional adequada para a refeição pré competição, cada indivíduo pode apresentar resultados diferentes com cada alimento. Durante minha vida profissional, já observei muito atleta sentir-se melhor com proteínas e gorduras em detrimento do carboidrato. Assim, não há receita de bolo ou algum modelo ideal para todos. Respeite sua individualidade e consulte sempre o nutricionista para elaborar a melhor estratégia para VOCÊ.

 

 

Quem é Victor Silvestre?

Formado em nutrição e pós graduado em prescrição de fitoterápicos e suplementação nutricional e, Nutrição Esportiva, Victor é consultor científico no laboratório de suplementos alimentares Atlhetica Nutrition.

Palestrante e colunista nas revistas Flex & Fitness e Innovation Magazine, Victor também é responsável pelo treinamento de profissionais nutricionistas e lojistas no ramo da suplementação, tais como: GSN, Doctor Shape, Rede Pharma, Farmácia Onofre, Grupo Pão de Açúcar, entre outros.

Hoje, Victor atende desde atletas de alto nível como atletas olímpicos, lutadores do UFC e fisiculturistas, até o indivíduo que pratica atividade física leve e deseja mais qualidade de vida. Sua base de atendimentos é em São Paulo e no interior paulista, nas cidades de Ribeirão Preto e Franca.

 

Na sua opinião, qual o maior erro de um atleta no corte de peso?

A- Não se preparar fisicamente
B- Não se alimentar corretamente
C- Deixar para ultima hora
D- Todas as anteriores

Responda nos comentários!

 

 

Share.

About Author

Claiton Freitas

Um jovem gaúcho apaixonado pelo mundo das artes marciais mistas.

Leave A Reply