Conheça o árbitro de MMA Eduardo Mello, destaque do MMA nacional

0

Um dos árbitros que mais se destacaram no cenário do MMA nacional em 2019, Eduardo Mello venceu a votação de melhor árbitro no instagram do MMA Premium. Ele triunfou com aproximadamente 35% dos votos, sendo que vários nomes foram citados, o que reforça a excelente fase vivida por Mello na arbitragem.

Atuando em grandes eventos como SFT, Future e Thunder Fight, Eduardo Mello está se tornando referência em arbitragem de MMA. Vale também ressaltar o trabalho realizado pelo mesmo a frente da Referee Team.

O MMA Premium conversou com Eduardo Mello sobre sua carreira e desafios dos árbitros no MMA nacional. Mello enfatizou sua vontade de arbitrar no UFC e sua indignação com o cenário atual referente ao maior evento de MMA do mundo em solo brasileiro.

Como você iniciou sua carreira na arbitragem para MMA e quais são suas metas dentro do MMA?

Inicie minha carreira de forma bem esporádica, na época faltavam Árbitros para alguns eventos onde eu levava meus atletas para lutarem, chegando no local, sempre os promotores me solicitavam e pediam, para que eu os ajudassem, sendo assim durante muitos anos eu ia colaborando nos eventos. Em 2012, o Mestre Genival Ivo fundou a FEMMAESP ¨Federação de MMA do Estado de São Paulo, eu fui o primeiro Arbitro oficial da mesma, fizemos as requalificações e reciclagem necessárias junto a confederação brasileira de MMA e sigo atuando até os dias de hoje, estudando sempre e se atualizando e graças a Deus e toda minha Equipe de Arbitragem, estamos atuando nos melhores eventos do Brasil. Minha meta é ser o Arbitro mais atuante e reconhecido nacional e internacionalmente, sendo assim acabar com esse monopólio que existe hoje, onde somente uma entidade aqui no Brasil domina o maior evento do mundo, o UFC em solo nacional, isso pra mim é um absurdo!

Quais as maiores dificuldades que os árbitros enfrentam no cenário do MMA nacional, na sua opinião?

A maior dificuldade hoje que enfrentamos na arbitragem é a falta de reconhecimento dos promotores de evento diante de uma remuneração de forma justa e valorização pessoal do Arbitro em si.

Na sua opinião o que é preciso para ser um bom arbitro de MMA? Quais aspectos você considera os principais que o arbitro precisa ficar atento dentro do cage?

Para ser um bom Arbitro de MMA, primeiro ponto importantíssimo: o Arbitro pelo menos precisa vivenciar ou ter vivenciado o que faz, ou seja; já foi lutador,já saiu não mão dentro de um cage ou ring ou tatame, é estudioso das artes marciais, estuda regras de modo geral e seus casuísmos é praticante ou professor, já fez algum curso, e acima de tudo amar o que faz. Aspecto importante dentro do cage: o Arbitro tem que ser tranquilo, lembrar que; suas decisões são importantes, um erro pode prejudicar a carreira do Atleta. Ficar sempre atento a pequenos detalhes decorrente a luta, se posicionar de forma correta em uma mediação de combate, ser muito preciso em uma paralisação, estar seguro de si em qualquer tipo de evento, seja ele grande ou pequeno, televisionado ou não, respeitar sempre os atletas e não querer aparecer mais que os protagonistas do show, pois somos mediadores e a preocupação é proteger a integridade física dos atletas sempre!

Deixe um recado para seus fãs

QUEM SABE O QUE PLANTA, NÃO TEM MEDO DA COLHEITA,AINDA QUE DEMORE,ESTAREMOS CERTO QUE VAMOS COLHER! Gostaria de agradecer primeiramente a Deus por essa oportunidade e meus mentores e incentivadores que sempre estão comigo: Roberto Thomaz, Flavio Almendra e Genival Ivo, meus alunos, meus seguidores, amigos e principalmente a minha Equipe de Arbitragem Referee Team. Não posso deixar de agradecer também ao Magno Wilson MATCHMAKER, que foi o responsável inicial da REFEREE TEAM e que me passou esse cajado tão importante.

Share.

About Author

Claiton Freitas

Um jovem gaúcho apaixonado pelo mundo das artes marciais mistas.