fbpx

Hugo Azevedo destaca força do Jiu-Jitsu contra a depressão e a ansiedade

0

Faixa-preta comanda academia na zona oeste de São Paulo

Por: MMA Premium

Hugo Azevedo é um consagrado faixa-preta de Jiu-Jitsu formado pela Checkmat, uma das maiores equipes de Jiu-Jitsu do Brasil e do mundo. Graduado a faixa-preta há quase duas décadas, o atleta vive uma nova experiência, a de comandar a sua própria academia, situada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo. Dono da Academia “Amigos da Luta”, o também professor falou sobre o novo desafio e os obstáculos que tem se oferecido nessa nova empreitada:

— É mais um desafio a ser vivido, mas venho me preparando para essa transição faz um tempo. Essa mudança de ser professor de Jiu-Jitsu para dono de academia vai além de ter um punhado de alunos dispostos a aprender o bom Jiu-Jitsu. Aluguel do espaço, manutenção das finanças e administração das aulas e dos alunos pode ser um desafio muito maior do que lecionar as técnicas e a filosofia da arte suave.

Carioca radicado na cidade de São Paulo, Hugo Azevedo acumula uma experiência de mais de 10 anos dando aulas para adultos, além de crianças e adolescentes da mais diversa faixa-etária. Professor por mais 4 anos na “Casa de Aprendizagens”, situada em Perdizes-SP, o atleta de 39 anos busca não só passar as técnicas da arte suave, como também os fundamentos da modalidade como um todo, para que assim o aluno tenha uma melhor qualidade de vida em diversos âmbitos:

— O diferencial da academia vem sendo priorizar a divisão dos alunos por classe (iniciante – intermediário – avançando) é muito importante para a evolução do aluno e para evitar que ele se frustre no meio do caminho. O objetivo é ter um padrão específico para cada um e para o nível técnico de cada, sem falar que o meu programa de aulas com crianças é diferenciado do que é visto no mercado. Trabalho muito com as  crianças, com os valores delas e a parte educacional da criança através do Jiu-Jitsu. Resumindo quero priorizar o lifestyle da arte suave para cada aluno.

Aos 39 anos, Hugo ostenta inúmeros títulos na arte suave, como o “recente” bicampeonato do Pan-Americano na categoria Master. Atualmente com os olhos voltados apenas para os seus alunos e o seu novo espaço, o atleta defendeu o esporte como maneira de combater problemas comuns na sociedade atual, como a depressão, ansiedade e a dificuldade das crianças de se relacionarem em grupo:

— Hoje em dia as pessoas estão buscando uma maior qualidade de vida e vejo que o Jiu-Jitsu é um grande aliado. Isso sem falar que as pessoas atualmente estão muito depressivas, e o esporte ajuda muito quem tem esse problema. A arte suave vai muito além de somente melhorar a saúde física, ele trabalha a parte mental também, como é um esporte em grupo e exige contato com outras pessoas ele também ajuda na parte social, nele é possível fazer novas amizades, traz novos conhecimentos de mundo e de ideias, além de diminuir a ansiedade do dia a dia.

Enquanto foca a maior parte das atenções para o desenvolvimento da Academia “Amigos da Luta”, Hugo Azevedo avalia a participação no Campeonato Paulista e Sul Americano que acontecem no fim do ano.

Share.

About Author

Redação MMA Premium

Com uma equipe de redatores formada por estudantes e graduados na área de comunicação, buscamos trazer o que há de mais recente e curioso no mundo das artes marciais mistas.

Leave A Reply