Jogos Pan-americano: Taekwondo Brasileiro brilha

0

Taekwondo Brasileiro brilha no PAN e encerra a participação com melhor resultado na história da modalidade

Matéria realizada por:  Carla Moreira/ @mundotaekwondo 

Foram 8 atletas e 7 medalhas: Dois ouros, duas pratas e três bronzes que fizeram desta, a melhor campanha da seleção brasileira de taekwondo em uma edição de Jogos Pan-Americanos. superando a melhor participação até então, nos Jogos do Rio, em 2007, quando o país teve um campeão, dois vices e um terceiro colocado.

Taekwondo Brasileiro
Taekwondo Brasileiro ( Créditos: Washington Alves / COB)

A conquista de maior destaque do taekwondo no PAN foi com o ouro conquistado por Milena Titoneli na categoria até 67 kg. Em uma luta parelha a brasileira derrotou a norte-americana Paige Pherson por 9 a 7. Com isso, Milena se tornou a primeira mulher brasileira campeã do taekwondo nos Pan-Americanos.

Taekwondo Brasileiro
Taekwondo Brasileiro ( Créditos: Washington Alves / COB)

O excelente desempenho em Lima vem na sequência da melhor participação do Brasil em Mundiais. No mês de maio em Manchester, o taekwondo do brasil conquistou 5 medalhas com essa geração que vem fazendo história na modalidade.

Acredito que este resultado é fruto da junção de vários fatores, cada um com sua importância, primeiramente esta geração de atletas que estamos trabalhando com características físicas favoráveis à tendência atual do taekwondo, junto a uma mentalidade vencedora e muito profissionalismo, técnicos comprometidos e super atualizados às tendências e regras mundiais, aliados a isto tem uma coordenação exercida por uma ex-atleta medalhista olímpica Natália Falavigna, que conhece as particularidades da modalidade e principalmente as dificuldades dos atletas, por isto tanto zelo na hora de planejar e executar as ações da preparação dos atletas para os principais eventos. E uma presidência composta por pessoas que estavam à bem pouco tempo dentro dos Tatames, trabalhando como técnicos e que conhecem muito bem todas as dificuldades do Taekwondo Brasileiro, e que ao assumirem o comando do Taekwondo no Brasil,  se comprometeram a gerir a modalidade com honestidade,  responsabilidade e acima de tudo voltada para os atletas e praticantes”. Disse Rivanaldo Freitas, vice-presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).

2019 tem sido um ano muito bom pro taekwondo brasileiro, que vem se reerguendo depois de uma fase “ruim”, passou por uma mudança de gestão e desde então, as coisas voltaram a acontecer. Acredito que isso vem refletindo nos resultados dos atletas em eventos internacionais e na modalidade como um todo, com os eventos aqui no Brasil já pudemos notar uma mudança positiva na organização e divulgações. Acredito que é só o começo de uma nova era para o nosso taekwondo e torço muito pra que continue nesse caminho. ” Concluiu Carla Moreira (@carlinhatkd ) correspondente do Mundo Taekwondo (@mundotaekwondo) no Brasil.

Taekwondo Brasileiro
Taekwondo Brasileiro ( Créditos: Washington Alves / COB)
Share.

About Author

Bill Santos

Abílio Santos, CEO do MMA Premium, sócio da Try mídia e gerente comercial da CRP MANGO. Todo sucesso vem do esforço e para isso não meço limites, um eterno fanático por inovação pela evolução.

Leave A Reply