Saiba tudo sobre a Dieta do Tipo Sanguíneo

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A Dieta do Tipo Sanguíneo usa a premissa de que consumir os alimentos adequados ao seu tipo sanguíneo auxiliará o organismo a combater os processos inflamatórios

Por: Assessoria de Imprensa

Você sabe qual é o seu tipo sanguíneo? Caso saiba, você já tem uma importante ferramenta para começar a entrar em forma e perder aqueles quilinhos indesejados que teimam em te fazer companhia.

Dieta do Tipo Sanguíneo

A dieta do tipo sanguíneo determina o corte dos alimentos que não combinam com o seu tipo sanguíneo e orienta a consumir somente aqueles que trazem benefício ao organismo.

Ela se orienta pela premissa de que consumir os alimentos adequados ao seu tipo sanguíneo auxiliará o organismo a combater os processos inflamatórios reduzindo a retenção de líquido, o inchaço e as gordurinhas (tudo de bom!!) e ainda favorece o metabolismo facilitando o emagrecimento e auxiliando a perda de até 5 quilos em um mês. Esta dieta não é novidade, foi criada pelo médico naturopata Peter D’Adamo e publicada nos Estados Unidos em 1996, sendo traduzida para mais de 50 idiomas.

Encontrei o livro no site das Lojas Americanas por R$59,90.

Para quem não quiser comprar o livro vou postar aqui algumas orientações básicas sobre como seguir a dieta.

Nela, os alimentos são divididos em três categorias principais:

  • Benéficos: são alimentos protetores, que previnem e tratam doenças, além de incentivar o emagrecimento.
  • Neutros: agem apenas como alimentos e não fazem bem nem mal.
  • Nocivos: devem ser excluídos da alimentação pela capacidade de causar dano ao organismo. Diminuem o ritmo do metabolismo, consequentemente facilitando o ganho de peso, além de favorecer a má digestão e alterações na produção de insulina.

Quanto ao controle de calorias, pode ficar despreocupada. Nesta dieta o mais importante é consumir porções moderadas de três em três horas para manter o metabolismo ativo.

Mas o que cada tipo sanguíneo pode comer afinal de contas?

  • SANGUE TIPO O: São carnívoros que necessitam comer proteína animal diariamente sob o risco de desenvolverem doenças gástricas como úlceras e gastrites pela alta produção de sucos gástricos. Contudo, tem dificuldade em digerir lactose. As pessoas têm memória genética de autoconfiança, autopreservação, concentração, energia, força, intuição, ousadia, poder, resistência e um otimismo inato. Gostam de assumir riscos, são resistentes, seguros e tranquilos. O estresse atinge diretamente os músculos, gerando hiperatividade. Precisam fazer exercícios pesados. Para este grupo é indicado:

Alimentos Benéficos:

Carnes: bovina, carneiro, vitela, cordeiro

Peixes: bacalhau, linguado e truta

Laticínios: nenhum
Frutas: ameixa, nozes, figo, semente de abóbora, banana e manga

Verduras: abóbora, brócolis, espinafre, alface romana, acelga, salsa e feijão azuqui

Cereais: trigo germinado                                                                                                      

Outros: azeite de oliva e chá verde

Alimentos Neutros:

Carnes: frango e peru
Peixes: atum, camarão, lagosta, badejo, sardinha e marisco
Laticínios: mussarela, manteiga, queijo minas e ovo
Frutas: noz pecãn, castanhas, avelã, pinha, abacate, limão, melancia e uva
Verduras: abobrinha, agrião, inhame, beterraba, tomate e cenoura
Cereais: farelo de arroz, farinha de trigo integral, quinua
Outros: óleo de canola e vinho tinto

Alimentos Nocivos:

Carnes: codorna, carne de porco e derivados como presunto e bacon
Peixes: caviar, salmão defumado, polvo e arenque
Laticínios: creme de leite, iogurte, leite (integral ou magro), a maioria dos queijos, sorvete à base de leite
Frutas: laranja, morango, coco, amora, amendoim, castanha do Pará, pistache, castanha de caju, abacate, kiwi, lichia e semente de girassol
Verduras: berinjela, champignon, milho, repolho, alho-poró, batata inglesa e feijão mulatinho
Cereais: aveia, trigo, cuscuz e pão branco
Outros: óleo de milho, óleo de amendoim, café e refrigerante

  • SANGUE TIPO A: Basicamente vegetarianos tem dificuldade em digerir proteína animal e lactose, pois produzem pouco suco digestivo. Pessoas do tipo A precisam de ioga, meditação, Tai Chi Chuan e um pouco de solidão. Dão-se bem com escultura e artesanato. Devem consumir:

Alimentos Benéficos:

Carnes: nenhuma                                                                                                                        

Peixes: bacalhau, salmão vermelho, salmão, sardinha, truta

Laticínios: nenhum

Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, limão, amora, damasco e amendoim

Verduras: abóbora moranga, alface romana, acelga, brócolis, cenoura, acelga, alcachofra, cebola

Cereais: farinhas de centeio, arroz, soja e aveia, pão de farinha de soja

Outros: alho, molho de soja, missô, melaço de cana, gengibre, chá verde, café normal, vinho tinto

Alimentos Neutros:

Carnes: frango e peru
Peixes: atum, pescada
Laticínios: iogurte, mussarela, ricota, iogurte com frutas, coalhada, queijo minas
Frutas: melão, passas, pêra, maçã, morango, uva, pêssego, goiaba, kiwi
Verduras: agrião, chicória, milho, beterraba
Cereais: fubá de milho, flocos de milho, cevada
Outros: açúcar branco, chocolate doceria, alecrim, mostarda (seca), noz-moscada, manjericão, açúcar mascavo, manjericão, orégano, canela, hortelã, salsa, sálvia 

Alimentos Nocivos:

Carnes: bovina, carneiro, cordeiro, pato, porco e derivados, vitela
Peixes: mexilhões, lagostim, salmão defumado, caviar, ostra, lagosta, camarão, caranguejo.
Laticínios: creme de leite, sorvete, leite magro e integral, manteiga, requeijão
Frutas: caqui, carambola, coco
Verduras: repolho, tomate, inhame, batata, berinjela, batata doce
Cereais: Creme e germe de trigo, farinha de trigo integral, pão preto, pão integral, farinha branca, granola
Outros: alcaparras, gelatina pura, pimenta em grão, vinagre, cerveja, licor, chá preto, refrigerante

  • SANGUE TIPO B: Aceita uma dieta mais variada, inclusive com melhor consumo de laticínios, entretanto, não digere muito bem a proteína do frango. Reagem ao estresse com equilíbrio e harmonia. Biologicamente são mais flexíveis que os demais. Para estes são indicados:

Alimentos Benéficos:

Carnes: carneiro, cordeiro, coelho, veado
Peixes: bacalhau, salmão, linguado, badejo, caviar, sardinha
Laticínios: iogurte, mussarela, coalhada, leite, queijo, ovos, ricota
Frutas: abacaxi, bananas, mamão, uvas, ameixa fresca
Verduras: batata doce, cenoura, berinjela, inhame, beterraba, brócolis, couve, repolho
Cereais: arroz integral, aveia integral
Outros: gengibre, salsa, açafrão, hortelã, pimenta, ginseng, gengibre, sálvia

Alimentos Neutros:

Carnes: carne bovina, peru, vitela
Peixes: arenque, truta, atum, lula
Laticínios: leite soja, queijo parmesão, queijo soja, manteiga, requeijão, leite integral
Frutas: morango, laranja, kiwi, passas, pêra
Verduras: abóbora, agrião, alface, acelga, aipo, cogumelos, espinafre
Cereais: granola
Outros: café, vinho branco, cerveja, chá preto, chá de amora, hortelã, camomila

Alimentos Nocivos:

Carnes: frango, pato, porco, presunto
Peixes: lagosta, camarão, anchova, caranguejo, polvo, ostra, polvo, mexilhão
Laticínios: queijo fundido e roquefort, sorvete com leite
Frutas: caqui, carambola, coco
Verduras: alcachofra, azeitonas, tomate, broto de feijão, milho verde
Cereais: farinha de trigo, milho, centeio
Outros: canela, maisena, pimenta branca e do reino, gelatina pura, refrigerantes, bebidas destiladas

  • SANGUE TIPO AB: Por ser uma mistura dos grupos A e B, pode consumir uma dieta mais variada, em porções moderadas. Ademais, deve ter cuidado com a ingestão de proteína animal, pois algumas carnes não são bem aceitas. São pessoas que não se preocupam com detalhes, são atraentes, carismáticas, cativantes, espiritualizadas, excêntricas e populares, aceitam todos os aspectos da vida sem se conscientizar das consequências. Devem consumir:

Alimentos Benéficos:

Carnes: carneiro, coelho, cordeiro e peru
Peixes: atum, bacalhau, cavala, sardinha, garoupa, truta
Laticínios: coalhada, iogurte, mussarela, ricota, queijo cottage
Frutas: abacaxi, ameixa, cereja, figo, limão, kiwi, uva, framboesa
Verduras: aipo, alho, beterraba, berinjela, brócolis, couve-flor, pepino
Cereais: arroz, farinha de centeio, de trigo, aveia
Outros: curry, alho, missô, gengibre, camomila

Alimentos Neutros:

Carnes: faisão, fígado
Peixes: arenque, linguado, carpa
Laticínios: leite e queijo de soja, leite desnatado, requeijão
Frutas: ameixa seca, pêra, passas, mamão, maçã, pêssego
Verduras: broto de bambu, cebolinha, escarola, agrião, vagem
Cereais: cevada, germe de trigo, granola
Outros: açafrão, mel, açúcar, melaço, chocolate, vinho

Alimentos Nocivos:

Carnes: bovina, frango, porco, presunto e vitela
Peixes: anchova, camarão, caranguejo, lagosta, linguado, ostra, mexilhão, siri
Laticínios: leite integral, creme de leite, queijo parmesão, brie, provolone, roquefort, manteiga
Frutas: banana, caqui, goiaba, laranja, manga
Verduras: alcachofra, milho verde, nabo, pimentão, rabanete
Cereais: farinha de cevada, de milho, trigo sarraceno, cereais matinais, amido de milho
Outros: alcaparras, tapioca, vinagre, mel de milho, anis, maisena, malte de cevada, pimenta do reino e vermelha.

O que vocês acharam? Quem já experimentou poderia nos contar um pouquinho de sua experiência. Aguardo vocês!

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About Author

Claiton Freitas

Um jovem gaúcho apaixonado pelo mundo das artes marciais mistas.